Corrupção é crime?

Primeiramente, gostaria de explicar o atraso para atualizar o blog. Antes eu era uma jornalista carioca, agora eu sou uma jornalista carioca que vive em Brasília. Por isso, nessa correria de mudança, precisei me ausentar um pouco desse espaço. Mas já estou de volta e com força total. Espero que agora possa publicar materiais ainda mais ricos e interessantes. Como atualmente estou trabalhando em uma área mais voltada para a política, decidi mudar levemente o foco do blog. Ao invés de ressaltar a figura do político, falarei das boas iniciativas políticas. Exemplo: falarei de um projeto de lei bacana, mas vou focar no projeto e não no autor. O Política do Bem mantém sua essência, através do reconhecimento, divulgação e estímulo de boas idéias. Continuem acompanhando! Qualquer dúvida, o email é blogpoliticadobem@gmail.com.

Para você, corrupção é crime? Na semana passada, a deputada federal Jaqueline Roriz foi absolvida na Câmara após ser flagrada recebendo R$ 50 mil de Durval Barbosa, delator do Mensalão do DEM. O vídeo é de 2006, quando Jaqueline ainda não tinha sido eleita. Na mesma semana, uma enquete sobre o projeto de lei 204/2011, que visa tratar a corrupção como crime hediondo, realizada pelo DataSenado, teve votação recorde entre as consultas já realizadas no site. O PLS é de autoria do senador Pedro Taques e se aprovada tornará mais duras as penas de concussão, corrupção passiva e corrupção ativa. A deputada Jaqueline Roriz escapou, mas cerca de meio milhão de internautas votaram durante 15 dias a favor (99,4%) da proposição de Pedro Taques.

Segundo o senador, a atual legislação tem deixado de proteger plenamente os interesses dos cidadãos e atenuado as penalidades aos delitos contra o patrimônio público. “A corrupção tem ocasionado falta de verba para a saúde, para a educação, para os presídios, para a sinalização e construção de estradas, para equipar e preparar a polícia. O apoio da população é fundamental é fundamental para que esse projeto seja aprovado”, avalia Taques. Atualmente, o projeto de lei está na Comissão de Constituição e Justiça e aguarda designação do relator.

Além do PLS 204/2011, existem outros projetos desse mesmo teor tramitando na Casa. O senador Cristovam Buarque é autor de duas propostas, a 253/2006 223/2007, que também visam transformar a corrupção em crime hediondo.

Vocês conheciam esses projetos? Gostaram?

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Corrupção é crime?

  1. juaguiar7 disse:

    Ótimos projetos! Paula, hoje li na coluna do Merval Pereira sobre eleições distritais. O que você acha sobre isso? Ele afirma que é uma boa maneira do eleitor trabalhar contra um candidato que não esteja cumprindo suas obrigações. Queria saber mais no Política do Bem!!!

  2. Yuri Lustosa Autran disse:

    Um crime deve ser punido na proporção do mal que ele acarreta a sociedade. Quando ocorre situações envolvendo corrupção, principalmente em altos escalões das unidades da federação e principalmente nos ministérios, o negativo “efeito borboleta” que esse desvio causa é gigantesco para toda a sociedade. Inclusive, quando você corrompe ou é corrompido (nos casos envolvendo a coisa pública) você está praticando um ato contra o país, contra a sociedade, portanto, está traindo seus próprios conterrâneos. Qual a gravidade de se trair o país em uma guerra? Ou os senhores acham que não vivemos em uma guerra todos os dias? Quando, apenas no trânsito, morrem 35 mil pessoas por anos, isso não é número de guerras? Analisando a gravidade de se trair o país e das proporções que a situação corruptiva criou, teríamos uma ideia da penalidade que deveria ocorrer nesses casos.

  3. Pingback: A esperança também vem de dentro do Congresso |

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s