Política do Bem é um espaço inédito de debate político. Idealizado em junho de 2011, o blog serve como fonte de inspiração e otimismo para aqueles que ainda acreditam que tudo pode melhorar. Nos textos apresentados aqui, busco reconhecer, divulgar e estimular boas iniciativas políticas. A ideia deste espaço é apresentar personagens políticos, projetos de lei, iniciativas alternativas e muitas coisas interessantes que acontecem no cenário político; e que poucos têm conhecimento. O Política do Bem surgiu como alternativa à atual cobertura política do país, afinal, a mídia ainda segue a fórmula de noticiar somente as coisas ruins do Brasil. Não que o papel de ajudar a fiscalizar não tenha seu valor, contudo, destacar iniciativas positivas também é essencial.

A escolha do nome Política do Bem pode soar sugestiva já que alguns devem encarar a palavra “bem” estritamente como antônimo de “mal”. Porém, eu explico: a ideia não é esta. O uso de “bem” expressa otimismo.  A biografia do Brasil, bem como escândalos políticos recentes, não ajudam a amenizar a desconfiança histórica que os brasileiros têm com o cenário político do país. Mas precisamos também criar espaço para o otimismo e, assim, surgiu o Política do Bem.

No jornalismo, falta esperança e sobra espaço para desgraça. Por isso, é tão mais fácil destacar somente um lado da moeda. Imersa neste mundo, eu senti a necessidade de redesenhar a proposta política que mastigamos diariamente. No Brasil, nós cultivamos o hábito de sempre falar mal da política. É compreensível, afinal já registramos muitos casos de corrupção, lavagem de dinheiro público, obras super faturadas e por aí vai. São lembranças tão enraizadas na nossa cultura que não conseguimos enxergar que existem sim boas iniciativas. Basta conhecê-las. Hoje temos uma classe de cidadãos informados desacreditados na política. Pior do que a classe informada é a desinformada que fala mal só porque virou costume. Parece que quem fala mal está falando a verdade e quem fala bem está fazendo propaganda. Mas por que não podemos reconhecer aqueles que mantêm bons projetos?

Um alerta: o Política do Bem não faz merchandising, não colabora com a assessoria de imprensa de nenhum personagem político e não tem ligação com partidos. O que estiver expresso neste espaço é a opinião da jornalista. A única bandeira defendida aqui é a seguinte: existem boas iniciativas que merecem ser reconhecidas! Ressaltando as boas ideias é possível criar uma corrente e multiplicá-las. A intenção é a mesma daquele filme  “Corrente do Bem”, em que o professor estimula seus alunos a fazerem boas ações, pois se cada pessoa ajudar outras duas ou três pessoas, cria-se uma rede de boas ações!

5 respostas para

  1. Amanda disse:

    Olá Paula, tudo bem? Sou servidora da Câmara dos Deputados e trabalho com gestão estratégica. No momento, estamos – eu e meus colegas – elaborando o novo planejamento estratégico da Casa, que pretende modernizar a Câmara e torná-la mais democrática e acessível à sociedade, além de criar meios para melhorar a qualidade das leis e as funções constitucionais de representação e fiscalização. Na semana que vem – terça-feira – daremos início a uma pesquisa de opinião – via internet – para colher sugestões e contribuições dos cidadãos para o nosso planejamento. E precisamos de divulgação dessa BOA NOTÍCIA! Por isso, ficamos muito empolgados quando tomamos conhecimento do seu blog no congressoemfoco. Eles também divulgaram uma notícia sobre o nosso assunto. Veja no link: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/outros-destaques/camara-quer-ouvir-sociedade-para-seus-200-anos/. Se tiver interesse em divulgar e quiser saber mais detalhes, entre em contato comigo: amanda.carvalho@camara.gov.br ou gestaoestrategica@camara.gov.br.

  2. Boa noite! Somos um casal que estamos viajando durante 5 anos pelo mundo em busca de bons exemplos, pessoas que fazem a diferença na sociedade. Nos indicaram vc e seu blog como uma grande ação do Bem. Gostaríamos de conhecer melhor seu projeto. Qual seu telefone de contato? Conheça nossa expedição em: http://www.cacadoresdebonsexemplos.com.br Abraço fraterno de Iara e Eduardo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s